TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Marta Cristiana Lucena Ramos
Estamos em constantes transformações, seja na área de transportes, comunicação ou até mesmo das novas tecnologias, onde altera o cotidiano da sociedade, que se vê em constantes desafios para acompanhar essa evolução.
Então viver em sociedade exige vários conhecimentos, que devem ser acompanhados com a mesma velocidade que acontecem essas transformações, pois temos que ser capazes de lidar com a complexidade da vida moderna, e essa exigência vai desde operar um simples eletrodoméstico a utilizar os meios de comunicação e recursos tecnológicos. Podemos observar que essas transformações exigem processos de formação do individuo, cabendo então á escola esse papel, de ensinar aos alunos os conteúdos, e também garantir habilidades para a vida em sociedade.
No trabalho com a educação, os conteúdos devem ser relacionados com a realidade dos alunos para que promova uma maior significação na aprendizagem, a utilização dos meios é muito útil e possibilita a transmissão da informação de maneira mais agradável, alegre e de fácil assimilação. O objetivo da tecnologia é auxiliar o aumento do conhecimento.
O professor leigo tecnológico está perdendo seu espaço na escola, esses profissionais precisam se capacitar, participar de cursos de formação continuada, relacionar-se com outros professores que mudaram sua prática educativa, ouvir experiências positivas para entender que precisam mudar, pois o mundo mudou e está sempre em movimento, assim também como as pessoas. A introdução dos recursos tecnológicos é de fundamental importância no processo educativo.
O professor tradicional, preocupado apenas com a transmissão dos conteúdos e com os exercícios de repetição para a aprendizagem, tem medo de ser substituído pela internet, pois ela está ao alcance de todos e os conteúdos estão á disposição dos alunos pesquisadores. Caso suas aulas sejam apenas expositivas, é provável que seus alunos digam “isso eu já vi quando acessei a internet”, portando é necessário que os professores aproveitem os recursos tecnológicos, planejem aulas contextualizadas, mostradas de maneira atrativas, para dispertar o interesse e a curiosidade dos alunos. O professor precisa também criar no aluno a necessidade de aprender, que essa, será a sua força no processo de construção do conhecimento.
É importante também dizer, que a simples utilização dos recursos tecnológicos, sem um planejamento adequado, não garantirá um ensino qualificado, sendo assim é de suprema importância, um projeto educativo com conteúdo, método e objetivos didáticos a serem alcançados.
Segundo Miller, existe quatro princípios essenciais para a instrução: motivação, pista, resposta e recompensa. O aluno deve ser motivado com base naquilo que ele já possui de conhecimento, e precisa reconhecer as pistas relevantes para a aprendizagem, assim o aluno dará respostas, participando, aplicando ou transformando o conhecimento adquirido e por último ele precisa receber a recompensa pelo que tenha feito que é mais efetiva a, imediata, do que aquela recebida em longo prazo.
A escola tem um papel fundamental na formação do individuo, que deve preparar os alunos para a vida na sociedade e para a vida profissional, uma vez que o mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo, exigindo um nível educacional mais alto e buscando profissionais críticos, autônomos e criativos
domingo, 26 de abril de 2009
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